“…guiar-te-ei através dos meus olhos.” Sl 32.8 [ARC]

Postado em Atualizado em

Certa vez um professor de Ciência Política citou a seguinte frase: “todo ponto de vista é a vista de um ponto”.

Sua intenção era mostrar que nossa opinião sobre qualquer assunto é comprometida e parcial, ou seja, é uma visão subjetiva.

É fato que nas ciências exatas e biológicas a objetividade é essencial para compreensão da realidade que se estuda, porém o mesmo não acontece dentre as ciências humanas, por mais que se busque a objetividade a subjetividade sempre estará presente.

A objetividade é a visão que nada tem do sujeito que estuda um objeto, se não apenas aquilo que ele é, enquanto que a subjetividade é uma visão cuja perspectiva traz consigo influência do sujeito que estuda ou analisa algum objeto.

Qualquer pessoa em qualquer lugar e em qualquer época ao descrever uma cadeira não falará nada além daquilo que elas veem, ou seja, nada poderão acrescentar sobre a realidade a qual observam, não obstante uns serão mais precisos do que outros por causa dos instrumentos que possuem, porém só dirão aquilo que a cadeira é.

O mesmo não acontece quando o objeto de observação é uma realidade do campo das ciências humanas como, por exemplo, uma guerra, visto que cada pessoa a explicará de forma diferente por causa das influências de onde fala e de qual época fala, sem falar que tal explicação trará consigo as influências responsáveis por sua formação como sujeito observador.

O que tudo isso tem haver com um blog de influências bíblicas e cristãs? Bom, um cristão é alguém que submeteu sua vida ao senhorio de Cristo, logo é um discípulo de Jesus, alguém que deve viver a vida não mais do seu jeito, mas do jeito ensinado e desejado pelo seu Mestre e Senhor.

Para que possamos viver desta forma precisamos saber lidar com a realidade a qual estamos inseridos e qual deve ser nossa relação com o mundo e tudo que nele há e como temos a Bíblia como nossa única regra de fé e pratica, nós tiramos (encontramos) dela (nela) toda informação (revelação) necessária para isso, mas sem descartar o conhecimento não conflitante com o evangelho de Cristo.

Logo, a proposta deste blog é uma tentativa de ver a realidade na perspectiva de Deus, é poder observar a realidade, seja ela qual for e tentar explicá-la e/ou opiná-la numa cosmovisão bíblica, que se utiliza da teologia e da história para isso.

Porém quem escreve não é um teólogo graduado/ profissional, mas um leigo que espera trazer em sua subjetividade a presença viva das Escrituras e da iluminação do Espírito.

Naquele que nos oferece muito mais do que seus olhos, mas seu único Filho, para nos guiar,

Zé Bruno

Anúncios

2 comentários em ““…guiar-te-ei através dos meus olhos.” Sl 32.8 [ARC]

    Débora Nunes disse:
    2 de outubro de 2011 às 11:44 pm

    Sábias palavras, querido amigo! Feliz por poder acompanhar, agora pelo blog, seus pensamentos e “visões” cristãs, sempre bem colocados, de maneira crítica e fundamentada na Verdade, na Palavra de Deus! Que Deus te abençoe e inspire você para que possa acrescentar ainda mais às nossas vidas, com suas palavras! Fica na paz, e conta com uma seguidora assídua aqui! =)

      Zé Bruno respondido:
      11 de outubro de 2011 às 11:55 pm

      Muito obrigado Debinha, pelas palavras de bençãos e confiança a mim depósitada!
      Conto com vc…

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s