(Não) Chores!

Postado em Atualizado em

O episódio da viúva de Naim me chama atenção, pois Jesus ao se encontrar com ela, que estava no enterro do seu único filho, disse-lhe “Não chores, crê somente.”

Para mim parece um gesto de extrema apatia, insensibilidade, falta de compaixão para com os sentimentos daquela mulher, afinal ela já havia sofrido com a perda do marido e agora seu único filho também se vai e Jesus ordena para não chorar? Como assim? Onde estão os sentimentos dEle? Sua compaixão? Seu amor?

Bom, acredito que Jesus fez o que fez por um bom motivo: Ele havia de ressuscitar o filho da viúva de Naim, mas caso Jesus não ressuscitasse o garoto, será que diria para aquela mãe para não chorar? Acredito que não!

Afinal o cessar de um choro não se resolve apenas com uma ordem, ou palavras de consolo, ou um abraço… Devemos nos lembrar que foi Deus que nos deu a capacidade de chorar, de sentir, de emocionar-se, pois Ele mesmo também chora, tem sentimento e emoções.

Jesus sabia a razão daquelas lágrimas, daquela dor e por saber, Ele sabia como resolver e Ele o fez. Todavia se Jesus não fosse ressuscitar o garoto o que será que faria? Ou diria? Acredito que Jesus deixaria aquela mãe expressar sua dor, viver seu luto naquele momento e até por alguns dias e não apenas isso, mas penso que Ele também choraria e quem sabe não choraria abraçado com ela, Ele sentiria empatia, compaixão, amor…

Nem sempre o Cristo aparece em nossos enterros para trazer vida, quando aparece Ele nos diz: “Não Chores, crê somente”, mas quando não, Ele pode dizer alguma coisa como Chore ou não dizer nada, apenas estar lá para chorar conosco, para sentir nossa dor e quem saber viver conosco o nosso luto. Porém uma coisa é certa: Nas duas situações sempre contaremos com sua presença, ainda que em alguma nos falte suas palavras ou seus milagres.

Anúncios

5 comentários em “(Não) Chores!

    Marcia disse:
    9 de novembro de 2011 às 1:53 pm

    Aí é que está! A presença dEle vale muito mais, do que todos os bens que Ele possa nos dar… não é?

    Alex Balbino disse:
    12 de novembro de 2011 às 3:26 am

    Ela poderia perguntar: “Crê somente em quê?

    ThiagoA disse:
    13 de novembro de 2011 às 3:58 pm

    Será? pq Jesus, mesmo sabendo que iria ressuscitar Lazaro, ou seja, mesmo sabendo que o choro das irmãs de Lazaro era “desnecessário” Ele não as mandou parar de chorar, ou contrário, mesmo sabendo q iria operar um milagre, como está escrito em João 11:35, Jesus TAMBÉM chorou, e não as “impediu” de chorar, nem a elas, nem a todos que estavam lá! E agora blogueiro?

      Hadassa Maia disse:
      14 de novembro de 2011 às 2:41 pm

      E agora Tiago que mais uma vez Jesus nos surpreende. Mas quando paramos para refletir percebemos sua infalível sabedoria. Ele nos trata particularmente, em nossa individualidade. Afinal de contas o ser humano é singular tal qual suas digitais. Passamos por situações semelhantes, mas reagimos de acordo com nossa estrutura emocional. Deus em sua onisciência nos fala aquilo que precisamos e suportamos ouvir. Muitas vezes até pensamos que Ele exagerou na dose, porém como bom oleiro sabe perfeitamente como moldar o vaso.

      Zé Bruno respondido:
      19 de novembro de 2011 às 1:36 pm

      Para seu “será?” digo: Não tenho como saber, afinal não foi o que aconteceu, mas como postei após várias perguntas é que acredito que seria daquele jeito, sendo que o meu acreditar entra no campo da imaginação que expressa sobre o futuro e o que não aconteceu.

      Bom, Jesus não age por jurisprudência, ou seja, ele não precisa repetir um padrão todas as vezes que for fazer alguma coisa, concorda? É só ler as diversas formas criativas que ele utilizou para curar alguém.

      Com relação ao choro de Jesus em João 11, levemos em consideração que ele decidiu esperar por 4 dias até que Lázaro morresse. Há alguns comentaristas que dizem que alguns judeus criam que mesmo depois de morto o espírito ficava próximo ao corpo por alguns dias e Jesus demorou justamente o prazo que segundo estes judeus criam sobre o espírito, para que não dissessem que Jesus não ressuscitou, mas o espírito do cara é que voltou.

      Mesmo antes ao saber que Lázaro estava doente Jesus disse: “esta doença não é para morte, mas para glória de Deus.”

      Logo, devemos descartar que o choro de Jesus fosse porque Lázaro havia morrido, afinal pq Ele choraria por alguém que Ele já iria ressuscitar? Assim como ele não chorou pelo fato do filho da viúva estar morto. Alguns comentárias dizem que o choro de Jesus se deu por causa do poder destrutivo do pecado na natureza humana.

      Bom seja lá o que levou Ele a chorar, entendo que o que não foi foi a morte de Lázaro!

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s