Quem tem Deus NÃO tem tudo!

Postado em Atualizado em

Sempre ouvi um ditado que diz: Quem tem Deus tem tudo, porém hoje acho questionável pensar assim, afinal na Bíblia encontramos vários personagens que tinham Deus, que andaram com Deus, mas algo lhes faltava…

Quando lemos em Atos 3, encontramos uma história muito conhecida dos leitores da Bíblia: A cura do coxo da Porta Formosa.

Quando Pedro e João foram ao Templo para orar, encontraram um coxo que vivia a porta do Templo para pedir esmolas, olhando ele para os discípulos disse-lhes: “Dá-me alguma coisa. Pedro olhando para ele disse-lhe: ‘Não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho lhe dou: Em nome de Jesus Cristo, Levanta-te e anda.'”

Ora, estes homens tinham Deus em suas vidas, eles eram os potes de barro, onde Deus depositou seu tesouro: Jesus Cristo, entretanto algo lhes faltava, ou melhor, haviam duas coisas que eles não tinham: ouro e prata, que para nós representa dinheiro, meio de troca.

Então, como posso continuar pensando que quem tem Deus tem tudo? Na verdade não seria um equívoco? E se quem tem Deus NÃO tem tudo, então o que é que tem? Como crer, servir e amar um Deus que não me dá tudo?

Jesus também disse: “As aves dos céus têm seus ninhos e as raposas os seus covis, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

Ora, se o próprio Jesus disse isso, quanto mais nós, que também somos filhos de Deus?!

Em 2ºCo. 12 lemos sobre a experiência de Paulo, apóstolo, ter sido arrebatado e ter visto coisas maravilhosas, porém para que ele não se maravilhasse foi-lhe acometido um espinho na carne, a saber um mensageiro de Satanás, para o esbofetear e assim não se gloriasse nas visões e revelações. Todavia por causa deste espinho na carne, Paulo orou três vezes e em todas elas o Senhor lhe disse: Minha graça te basta.

Ora, na experiência acima Paulo, apesar de ser um servo de Deus, um homem totalmente comprometido com o evangelho, a ponto de entregar sua própria vida… Foi acometido de um mal, mas ao orar não teve a resposta que buscava, mas teve como resposta, no sentido ‘concreto’ NADA, pois Deus o fez continuar com o mal que o levou a orar e apenas disse que sua graça é suficiente.

Tenho Jesus, mas mesmo assim posso ter minhas orações NÃO respondidas.

Tenho Jesus, mas posso NÃO ter dinheiro.

Tenho Jesus, mas posso me ver com falta de alguma coisa: saúde, beleza, status, comida, emprego…

O fato de termos Deus em nossas vidas, através da pessoa de Jesus e ausência ou carência de algo é completamente compreensível, mas se não temos Deus para ter todas as coisas, então para que O temos? Será que há algo mais desejável para nós do que a salvação?

Na verdade não temos Deus em nossas vidas para termos todas as coisas, mas
perdemos todas as coisas para termos Deus em nossas vidas!

Anúncios

5 comentários em “Quem tem Deus NÃO tem tudo!

    Rodrigo Moreira. disse:
    14 de novembro de 2011 às 7:48 am

    Posso ter tudo ou quase nada; tenho Cristo, estou em paz!

    Hadassa disse:
    14 de novembro de 2011 às 2:12 pm

    Oi Bruno… Concordo plenamente com seu texto, porém acredito que o sentido da expressão “Quem tem Deus tem tudo” é muito mais profundo do que recompensas terrenas, como apregoam algumas teologias da prosperidade, como são intituladas. O “tudo” implica completude, satisfação plena, realização, mesmo em meio às adverdidades e “fracassos”. Como você mencionou “Tenho Jesus, mas posso me ver com falta de alguma coisa: saúde, beleza, status, comida, emprego” e mesmo assim possuo dentro de mim a paz que excede todo o entendimento trazendo plenitude (TUDO) em minha vida, já que nossa recompensa não está aqui e sim na eternidade. Afinal a palavra de Deus nos promete: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” I Co 2:9
    Estar bem em meio à aflições e ter Deus é ter tudo, pois possuímos o consolo do Espórito Santo e sua essência nos completa e trás alegria fazendo parte do fruto do espírito. Isso é loucura para a visão simplista do ser humano. Mas Paulo nos lembra “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”I Co 1:18. Humanamente falando não há lógica para explicar possuir tudo, sem ter nada no mundo.
    Entretanto o “tudo” do cristão transcende o material; este último é efémero, transitório, vazio. Nosso “tudo” precisa está Naquele que criou os céus e a terra. Portanto, sou a favor da expressão, sob essa perspectiva.
    Grande abraço!!

    Izdo disse:
    19 de novembro de 2011 às 3:48 pm

    Eu entendo de uma forma mt simples esta frase quem tem Deus tem td…td q vc precisa e n o q vc acha q precisa…por exemplo eu posso precisar de um carro p meus negocios, vendas mais ai eu só qro ter um carro carissimo e ai o q eu preciso eu tenho q é um carro popular. quem tem Deus tem td tb pode ser entendido da seguinte forma “eu não preciso de mais nada a não ser Deus”. essa questão de ter ou n ter é bem relativa e mt ampla no campo da discurssão a akeles q n suportam ouvir falar em teologia da prosperidade porq esta prega a fidelidade das ofertas e dizimos e a recompensa atraves d mesma o q é biblico e se é teologia logo é biblica pois o proprio nome ja diz teo (Deus) logia(estudo) na verdade nossos corações estão armados qnto ao q o outro ali ou aki ensina eu mal leio a biblia e qro descutir algo é meio incoerente não acha? mas gostei do seu tema e como o abordou é isso mesmo sendo q os apostolos eram sim mt prospero e o fato de eles nakele momento não possuierem prata e nem ouro n qzer q nunca o tinham entende…porq se n o apostolo paulo em I corintios n reclamaria o fato de mesmo sendo apostolo n receber salario como os outros apostolos. Então quem tem Deus tem tudo o q precisa ter e o q n sabe q precisa ha essa parte é o q diz paulo “ele nos da alem do q pedimos ou q pensamos” ou seja nos prospera! hehe abços

    Alex Balbino disse:
    19 de março de 2012 às 12:54 pm

    Muitos de maneira equivocada tem lido o salmo 23.1: ” O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Lendo dessa maneira realmente somos levados a entender que nada de fato nos faltará. Mas o salmo 23.1, no texto original é: “O Senhor é o meu Pastor e Ele não me faltará”. Não é nada me faltará, e sim, Ele(Deus) não me faltará. Pois, se afirmamos que quem tem Deus tem tudo, como explicar os muitos que andam de ônibus? Os que pagam aluguel de suas casas? – Penso que, nem todos terão casa própria e nem todos deixarão de andar de “buzão”. A proposta do Evangelho não é dá tudo a seu ninguém. E sim nos levar para um caminho de contra mão do nosso ego e do nosso corpo. A Tua presença me basta!

    Adony Bezeck F. Cavalcanti disse:
    19 de março de 2012 às 7:03 pm

    Muito bom Zé Bruno, infelizmente muita gente tem buscado em Cristo riquezas materiais, não atentando para o fato de que Ele nos promete tesouros nos céus, onde nem a traça nem a ferrugem conseguem corroer. Isso já é mais do que suficiente para O amarmos, haveria coisa melhor?

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s