Cristianismo Criativo? – Uma visão sobre o cristianismo e as artes

Postado em Atualizado em

Título: Cristianismo Criativo? – Uma visão sobre o cristianismo e as artes

Autor: Steve Turner

Editora: W4

Onde comprar? W4 – Livraria Cultura – Livraria Ágape

Quando li: nov/2011

Meu Comentário: A principio achei que seria mais um livro sobre arte e fé, mas para minha surpresa tornou-se um dos melhores livros que já li, não apenas sobre cristianismo e arte, mas sobre o cristianismo em si. As informações históricas que Turner compartilha enriquecem este livro que ultrapassa a esfera artística e passa a ser indispensável para qualquer cristão, principalmente para aqueles que curtem a história da igreja. A cada leitura havia um trecho que pensava em tuitar (twittar), mas se assim fosse daria quase todo o livro; o modo como autor escreve faz com que a leitura seja agradabilíssima, do tipo “não dá pra parar”!

‘Cristianismo Criativo?’ foi uma surpresa nas minhas leituras e já coloquei-o entre os livros dignos de serem relidos. Aproveite e após a leitura participe do site CRISTIANISMO COLETIVO.

Sinopse: ‘Cristianismo criativo?’ é um livro que procura questionar a baixa qualidade na produção artística e cultural entre os cristãos e a necessidade de se estabelecer um novo paradigma para aqueles que desejam expressar a sua fé por meio das artes e, assim, tornar-se mais relevante para a sociedade. Imagine a arte que é arriscada, complexa e sutil. Imagine a música, os filmes, os livros e as pinturas da maior qualidade! Imagine a arte que permeia a sociedade, desafiando o pensamento convencional e os padrões morais em sua essência! Imagine tudo isso criado por cristãos! Cristianismo criativo? Será possível? A resposta para essa pergunta você encontrará neste livro. Para o autor, os cristãos devem confrontar a sociedade e a igreja, valendo-se do poderoso impacto que a arte pode causar. Turner acredita que a arte pode registrar fielmente a vida de pessoas comuns e, do mesmo modo, expressar a transcendência de Deus. Por isso, os cristãos devem se envolver em todos os níveis no mundo das artes e em todos os meios de comunicação possíveis. Contudo, a arte e os artistas nem sempre foram considerados com grande estima por cristãos conservadores. Ao longo deste livro estimulante, Turner desenvolve uma tese instigante em que, se Jesus é Senhor de toda a vida e criação, então a arte não é algo ilícito aos cristãos. Pelo contrário, pode – e deve – ser uma forma de expressão da fé em palavras, sons e pontos de vista dispostos de modo criativo, gracioso e verdadeiro.

Anúncios

3 comentários em “Cristianismo Criativo? – Uma visão sobre o cristianismo e as artes

    Thiago Bruno disse:
    6 de dezembro de 2011 às 11:01 pm

    É legal quando você tem uma opinião formadíssima sobre o tema. E ele e vem e desconstrói e constrói junto com você o qu seria mais racional pragmático e concebível, eu diria.

    E eu ainda tive a oportunidade de me identificar com partes sobre seus sentimentos a respeito da igreja. Principalmente nos últimos capítulos, onde ele fala sobre o comportamente de um artista consciente na igreja.

    Fantastico.

    Junia Lorenna disse:
    9 de abril de 2012 às 10:49 am

    Que legal, Brunão. Vou colocá-lo na minha lista dos livros a ler! 😀

    Edson Freitas disse:
    2 de junho de 2016 às 7:42 am

    Excelente! Não tinha conhecido o livro ainda! Será minha próxima leitura! 🙂

    Só estou triste com uma coisa: não consigo acesso ao portal Cristianismocriativo.com,br. Alguém sabe o porquê?

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s