Viver a fé sem negar religião!

Postado em Atualizado em

by Jung Mo Sung

Viver a fé é viver a liberdade de quem teve experiência de Deus na sua vida. Enquanto que a experiência mais comum da religião é a de obediência e submissão.

Daí a tentação e a ingenuidade de querer viver a fé ou espiritualidade sem religião; tentação essa que é “sacralizada” por muitos pregadores e místicos da moda. Mas, a fé cristão só tem sentido se leva a uma vida em comunidade, pois o Espírito do Ressuscitado está onde dois ou mais estão reunidos no nome dele.

E a vida de fé em comunidade só é possível com os elementos que compõe uma religião, como ritos e ensinamentos religiosos comuns. Sem a religião ou igrejas também não seria possível transmitira fé para nossas gerações.

Por isso, após a descoberta de que a obediência e submissão à religião não salva, a experiência da liberdade da fé deve nos conduzir finalmente a sabermos viver a fé sem negar a religião. A prioridade está no espírito da fé, mas sem as “leis” da religião a comunidade também não perdura no tempo. Novo Testamento nos fala um pouco disso quando nos ensina que a Palavra se fez carne, Deus entrou nas contradições e limites da vida humana.


Coreano de nascimento, brasileiro naturalizado. Prof de pós-graduação em Ciências da Religião, na Universidade Metodista de São Paulo, atualmente no cargo de diretor da Faculdade de Humanidades e Direito. Autor de de mais de 15 livros.

Anúncios

2 comentários em “Viver a fé sem negar religião!

    Marcia disse:
    4 de janeiro de 2012 às 1:32 am

    Concordo com tudo. E essa história de não estar em igreja nenhum me remete um pouco à intolerância também. Ótimo texto!

    Marcia disse:
    4 de janeiro de 2012 às 11:37 am

    Acabei de ler uma frase dele (Jung Mo Sung) no twitter assim: “Viver fé cristã sem referência a comunidade, é individualismo; obedecer a igreja, mesmo qdo ela nega o espírito d amor, é medo.” Disse absolutamente tudo.

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s