O Reino de Deus é um reino de amigos.

Postado em Atualizado em

Este texto foi publicado pela primeira vez no site Mocidade Novo Dia, por ocasião do meu retorno à Alagoas. Trabalhei com esta galera por cerca de 5 anos, quando morava em Brasília. 

“O Reino de Deus é um reino de amigos”
Hans Bürky

Retiro da Mocidade Novo DiaA primeira vez que ouvi esta frase foi através de uma pregação do Pastor Ed René Kivitz que dizia ter ouvido-a do Pastor Ariovaldo Ramos que por sua vez a ouviu do irmão Hans Bürky, pois este ensinava que o reino de Deus é na verdade um reino de amigos!

A amizade é algo que faz parte dos planos de Deus e na própria bíblia encontramos versículos que trata deste assunto, além de destacar grandes amizades como a de Davi e Jonatas, Daniel e seus amigos, Jesus e os irmãos de Betânia e não podemos nos esquecer de Deus e Abraão, afinal o próprio Deus disse: “Abraão, meu amigo…”

Mas na verdade o que é ser amigo? Segundo o autor bíblico ser amigo é amar em todo tempo e na angústia transforma-se em um irmão, ou seja, em alguém mais próximo, mas íntimo, mas chegado. É ser em alguns momentos mais da família do que os próprios irmãos.

Ser amigo é amar o amigo com a própria alma a ponto de entregar a própria vida por amor ao amigo. É amar mesmo não sendo amado, para que aqueles a quem amou possam amá-lo. É amar mais com ações concretas e palpáveis do que com meras palavras.

Neste caso ser amigo é ser como Jesus, que entregou sua vida por amor a todos os seres humanos e mesmo não sendo amado, amou e provou seu amor na cruz para que pudéssemos amá-Lo como Ele nos amou.

E é somente quando O amamos que podemos amar os outros como Ele nos amou.

O Reino de Deus não é um reino de poder, porque seu Rei não é poder, mas tem todo poder. O Reino de Deus é um reino de amor, porque seu Rei é amor.

Somente quando abraçamos o amor do Rei revelado na cruz de Cristo é que nos tornamos parte do Reino de Deus.

E ser amigo na verdade é ter este Rei em comum, podemos ser diferentes em muitas coisas, mas a nossa unidade está centralizada na pessoa do Rei, do reino de amigos.

E como amigos é que podemos dar as mãos e trabalharmos juntos para que o Reino de Deus cresça e se expanda cada vez mais, trazendo sua justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

E é com esta reflexão que expresso meus pensamentos sobre o Reino de Deus e meus sentimentos e amor pelos meus irmãos e amigos da Igreja Assembléia de Deus Um Novo Dia.

Amigos que fazem parte das irmãs do círculo de oração, dos pastores e obreiros com quem pude conviver e atuar e especialmente a Mocidade Um Novo Dia, onde encontrei amigos mais chegados que irmãos, amigos que me ajudaram quando precisei e com quem passei bons momentos orando, chorando, rindo e fazendo a vontade de Deus.

Amigos mais íntimos, mais próximos, mais chegados que muitos familiares.

Durante estes mais de quatro anos que estive em Brasília encontrei em vocês meus amigos a minha família e em meio as minhas carências e saudades dos meus familiares que ficaram em Alagoas fui consolado, confortado e fortalecido por Deus através de vocês.

Amigos que não me deixaram só nas minhas provações, pois sempre orando, aconselhando, acolhendo e acima de tudo amando! A vocês, sinto-me honrando de assim como Deus poder chamá-los de meus amigos, amigos que guardo em meu coração e que permaneceram em minhas orações como sempre procurei mantê-los.

Não canso de dizer: “Amo vocês”!

Para mim sempre foi um privilégio pregar, ensinar e compartilhar do evangelho do Reino seja nos cultos de quarta ou nos de sábado, na EBD e principalmente nas nossas conversas na igreja, no baixinho após uma vigília ou em qualquer outro lugar e com vocês pude aprender muito, lições que guardo comigo e passarei pra frente.

Foi bom poder estar com vocês nas vigílias, nas TGCs e NGCs, nas nossas saídas e encontros nas casas dos amigos. Mesmo não jogando futebol ou vôlei para mim já bastava estar com vocês, trocando uma idéia ou mesmo jogando conversa fora.

Que bom era virar a noite vendo UFC e jogando uma boa sinuca!

E como se esquecer das reuniões da liderança, das discussões teológicas e orações pela mocidade…

Muito obrigado Mocidade Novo Dia e nunca se esqueçam: “Amigos serão amigos para sempre se Deus é o Deus deles…”

Afinal o Hans estava certo ao dizer que o Reino de Deus é um Reino de Amigos!

Naquele que não nos chama mais de servos e sim de amigos,

Zé Bruno

2 comentários em “O Reino de Deus é um reino de amigos.

    Katiele disse:
    3 de fevereiro de 2012 às 7:31 pm

    Que declaração de amizade!!! Muito edifificante e linda!!!! Parabéns…….

    Rossane Rebecca disse:
    13 de fevereiro de 2012 às 12:26 pm

    – Que Lindoo!!!!!
    Amizade é realmente coisa de Deus… *-*

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

