Mentoria Espiritual – O desafio de transformar indivíduos em pessoas

Postado em Atualizado em

Título: Mentoria Espiritual – O desafio de transformar indivíduos em pessoas
Autor: James Houston
Editora: Editora Textus e Editora Sepal/ Editora Palavra
Onde comprar? MW Distribuidora – Livraria Ágape – Erdos
Quando li: abril/2012 – maio/2012
Meu Comentário: James Houston fundador e professor do renomado Regente College (sonho), tem lecionado a cadeira de Teologia Espiritual, sendo substituído por Eugene Peterson, é um homem sabedor de diversas áreas do conhecimento humano, amigo de C.S.Lewis, alguém que merece ser ouvido. Nesta obra, a qual foi relançada pela Editora Palavra com um novo título “O Discípulo”, o doutor Houston apresenta três tipos de homens frutos da cultura de suas épocas, os quais influenciaram o modo de ser e viver de muitos: o homem heroico (estético), o homem estoico (moral) e o homem psicológico.

Após esta apresentação, nos brinda com a pena de Kierkegaard, filosofo cristão existencialista, o qual fala sobre o papel da Palavra de Deus na nossa formação espiritual e então argumenta sobre o papel das Escrituras no nosso discipulado.

Nesta obra encontraremos diversas citações de mentores, que fizeram uso do texto sagrado para orientar seus mentoreados, como Fenelon, Kierkegaard, Edwards, Clairvaux, Balthasar, Calvino, Lewis e etc.

Sinopse:

Muito mais do que um manual sobre como fazer para encontrar alguém experimentado, com quem possamos conversar e de quem possamos aprender.

Este livro nos ajuda a recuperar a centralidade da fé em Cristo na formação da pessoa. Através de uma análise séria sobre as limitações da psicologia moderna e da moral cristã ocidental, James Houston nos desafia a caminhar em direção a uma maturidade em Cristo, rompendo com o individualismo contemporâneo e redescobrindo no discipulado cristão o significado da pessoa.
Ricardo Barbosa

Mentoria exige sensibilidade para que o mover de Deus, reverência para com aqueles que nos cercam e capacidade de aprender com as situações mais comuns da vida. Em cada página deste livro você encontrará sinais claros de alguém que conhece intimamente esta arte.
Ricardo Agreste

James Houston é um intelectual em todas as dimensões que este conceito contempla; é um sãbio com toda a profundidade que este termo encerra; é um homem de Deus, com toda a intensidade que esse epíteto sugere. Tê-lo ouvido, todas as vezes que veio a São Paulo, mudou a minha vida. Vi Deus como nunca O havia contemplado, percebi Seu amor e a Sua como jamais notara antes. Tenho uma eterna dívida de gratidão para com o Dr. Houston. Poucas vezes vi Deus falar tanto e tão profundamente, por meio de um ser humano, como o faz com ele.
Ariovaldo Ramos

Este livro fala da reconstrução de uma casa após uma enchente ou um terremoto devastador. Mas esta casa não é simplesmente um telhado sobre as nossas cabeças: eça está dentro de nós. É a minha essência e a sua também. Diz a respeito à nossa identidade individual.

Desde a década de 60 temos passado por enormes transformações culturais que, como enchentes ou terremotos, destruíram os nossos valores tradicionais e também a nossa auto-compreensão. Então, examinamos os destroços, identificamos como e quando essa casa foi construída, como as fundações eram precárias e entendemos que precisamos reconstruí-la…

É disso que trata a mentoria. Especialmente da percepção de que não estamos sós, de que há umoutro com o qual preciso me relacionar e de que preciso me reconstruir como pessoa em Cristo, sob a orientação de um velho e bom construtor (mentor).

Do alto de sua erudição e prática de mais de 50 anos como mentor espiritual, o Dr. Houston, nos conduz a um mergulho investigativo pela História, Filosofia e Psicanálise, revelando-nos onde estão as pedras preciosas que muito ajudarão (na condição de mentores, mentoreados, ou simplesmente como cristão) a nos reconstruirmos não mais sobre a areia, mas, sobre a rocha, como Jesus ensinou…

Dr. James M. Houston vem atuando como mentor há mais de cinqüenta anos. Formado pelas Universidades de Edimburgo e de Oxford por vinte e cinco anos. Foi reitor-Fundador do Regent College em Vancouver, Canadá, onde acumula as funções de diretor e de professor de Teologia Espiritual.

O Dr. Houston é autor de muitas obras, dentre as quais destacamos: A Fome da Alma e Orar com Deus, editados no Brasil pela Abba Press. O Dr Houston atualmente vive com sua esposa Rita em Vancouver. Ele têm quatro filhos e nove netos.

Anúncios

Um comentário em “Mentoria Espiritual – O desafio de transformar indivíduos em pessoas

    MARCIO LOPES disse:
    28 de maio de 2014 às 2:43 pm

    Excelente livro, nos leva a reconhecer o quanto somos determinados pela cultura vigente e de que somente sendo mentoreados pelo Espírito Santo de Deus romperemos com essa matrix que nos aprisiona, impedindo que alcancemos a maturidade cristã necessária para o enfrentamento deste mundo com sua lógica anti-DEUS

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s