Credo Apostólico

Postado em Atualizado em

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

COMENTÁRIO

O credo é uma profissão de fé, uma forma resumitiva de doutrinas cristãs, bastante usado nos momentos batismais do passado. Recebe este nome porque a palavra credo significa creio.

Não obstante a Igreja Católica usá-lo como reza, o credo é uma declaração de fé que fundamenta-se nas Escrituras Sagradas, principalmente nos ensinos dos apóstolos, talvez por isso receber o adjetivo apostólico.
Não foi uma declaração que surgiu do dia pra noite, mas foi o resultado da necessidade que a Igreja teve ao desenvolver sua história especialmente nos primeiros séculos, de definir os pontos fundamentais que deveriam ser aceitos por todos que desejassem filiar-se a ela. Já naqueles tempos havia muitos que se diziam cristãos mais desconheciam ou mesmo rejeitavam os ensinos bíblicos. Era preciso adotar um padrão de fé.*
Problemas de dentro e de fora levaram a Igreja a cuidar dos seus ensinos, a Doutrina Cristã. A partir do terceiro século, com o crescimento da Igreja, começaram as especulações, as indagações, especialmente entre os cristãos de
origem grega, levados pela influência de seu espírito filosófico. Aí, começaram a surgir as mais diversas interpretações com relação a Pessoa e o Ministério de Cristo. Diante dessas diversas interpretações e opiniões, não só com relação a Cristo mas também relativas a outros assuntos fundamentais da Fé Cristã, como a Ressurreição e a Vida Eterna, a Igreja se viu na obrigação de estabelecer o padrão doutrinário que recebeu o nome de Credo Apostólico.

É importante lembrar que o Credo surgiu do cuidado da Igreja para com as verdades bíblicas. Ele não é invenção da igreja Romana. Ele é chamado Apostólico por incluir ensinamentos que a igreja abraça desde os tempos apostólicos. E ele teve sempre a intenção de expressar uma fé que existia no âmbito da comunidade mais era pessoal e íntima, não formal e externa. Por isso ele não pode virar uma reza.
Maiores informações: aqui, aquiaqui e aqui
*Extraído das últimas páginas do Hinário Novo Cântico.
Anúncios

Um comentário em “Credo Apostólico

    Rodrigo Moreira disse:
    28 de maio de 2012 às 4:41 pm

    Por isso eu creio!

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s