Crer é também Pensar

Postado em Atualizado em

Título: Crer é Também Pensar
Autor: John Stott
Editora: Editora ABU
Onde comprar? Ultimato – Livraria Ágape – Erdos
Quando li: junho/2012
Meu Comentário: Neste blog o Rev. Stott ou Tio John tem um lugar especial, dado a maioria dos livros aqui postados serem dele, sem falar em sua influência em minha vida.

Crer é também pensar é um clássico, apesar de ter menos de 100 páginas, mas seu conteúdo é muito relevante hoje tanto quanto foi na época em que foi proferido, há 40 anos atrás.

O objetivo principal que levou o autor a pregá-lo foi combater o anti-intelectualismo, consequência dos ritualistas que valorizavam o desempenho da igreja ao invés do  seu pensamento; os ativistas ecumênicos que consideravam a reforma social um substituto da doutrina e os evangélicos pentecostais que absolutizavam a experiência em detrimento da reflexão.

Stott não desconsidera a importância do ritual, do ativismo ou da experiência, antes clamava que a reflexão profunda viesse ao lado deles.

Uma obra bastante importante para este tempo que tem abandonado a reflexão, o estudo e o conhecimento, por acharem inapropriados para vida de fé, que para alguns não passa de moeda de troca das bençãos divinas.

Crer é também pensar será um divisor de águas na vida de todos aqueles que o lerem, pois descobrirão ou fortalecerão  o papel da razão no exercício da fé. Que a intelectualidade não é inimiga do Cristianismo, nem a academia da espiritualidade cristã!

 Sinopse:

Qual o lugar da mente e da razão na vida cristã?
A fé não é um assunto apenas do coração?
As experiências e emoções são mais importantes que o conhecimento intelectual?

São respostas a estas e outras perguntas que nos guiam neste clássico livro do teólogo e escritor inglês John Stott.

Ao contrário do que se pode pensar, a fé não desconhece as razões do coração. Ao mesmo tempo, ninguém quer um cristianismo intelectual e frio. Em meio a uma sociedade e igrejas saturadas pelo emocionalismo e pela autoajuda, Crer É Também Pensar mostra, à luz das Escrituras, como relacionar a adoração, a evangelização, o serviço — enfim, a vida cristã — com a capacidade de pensar.

* * * * *

Edição comemorativa dos quarenta anos do lançamento de Crer é Também Pensar (Your Mind Matters) na Inglaterra. Com tradução a partir da edição norte-americana de 2006, apresentada pelo escritor e historiador Mark Noll, Crer é Também Pensar segue a nova ortografia conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, e vem a público em novo formato e projeto gráfico, com prefácio à edição brasileira pelo pastor Ziel Machado, obreiro da ABUB e da International Fellowship of Evangelical Students por mais de trinta anos.

Anúncios

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s