Entrevista #1 Guilherme Franco

Postado em Atualizado em

Guilherme Franco é líder do projeto Plano B e da conferência Oxigênio. Enquanto estudante do Instituto Bíblico Palabra de Vida, na Argentina, começou a sonhar com um projeto diferenciado e atrativo, a fim de resgatar jovens para o Senhor Jesus. Após um ano de dedicação, o projeto Plano B foi inaugurado em Recife, em março de 2008. O projeto tem uma visão bastante evangelística, e tem atraído centenas de jovens semanalmente para aprender sobre Jesus e para estarem em comunhão com outros irmãos. O Plano B tornou-se ONG no início de 2011 e está agindo no âmbito social, com a visão de beneficiar de diversas formas os jovens carentes que chegam ao projeto.

Por telefone Guilherme concedeu a seguinte entrevista:

Zé Bruno: Qual a relação do Plano B e da Conferência Oxigênio com a Missão Integral?

Guilherme Franco: A gente sempre traz pessoas que são alinhadas com o nosso projeto, logo precisamo ver aquilo que acreditamos e a Conferência Oxigênio não trouxe o Fabrício Cunha ano passado ou trará o pastor Carlinhos este ano em vão, pois a ideia é, como sempre foi, trazer pessoas que têm feito trabalhos diferenciados tanto em questões eclesiásticas quanto paraeclesiásticas e mostrar um leque que pode ser benéfico para igreja de Jesus, desta forma não é que sejamos contra ou adepta da Missão Integral, pois apesar de acreditarmos nela, não é a bandeira que levantamos, apenas mostramos o que está acontecendo, o que é realmente Missão Integral e como podemos trazer isso para o nosso meio e usá-lo como estratégia ou ferramenta para o engrandecimento do Reino, a proposta é gerar oxigênio. A relação que existe é justamente essa, assim como vai existir uma relação com missões urbanas, com evangelismo, com a igreja sofredora etc. Não é nada pontual, mas é justamente porque a gente traz um leque de opções, das coisas em que acreditamos e a Missão Integral é uma delas e pode ser um auxílio pra nós.

ZB: Quais são as novidades desta nova edição da Conferência Oxigênio?

GF: Como falei antes a intenção é trazer ferramentas e instigar os jovens a serem a mudança que nós podemos ser. A grande diferença em relação aos outros anos é que teremos os momentos de oficinas, que vão acontecer com a maioria dos palestrantes para haver uma interação maior entre o público e eles, porque  estamos cada vez mais pensando em aprimorar e trazer mais ferramentas que a juventude possa usar em seus ministérios. Assim com as oficinas, acreditamos que venha ser mais eficaz neste sentido, pois como há um público muito grande, logo fica complicado a interação, porque a pessoa não podem tirar a dúvida,  a não ser naquele tempo de mesa redonda e com as oficinas os conferencistas poderão escolher duas opções nas quais eles se enquadrem ou talvez que seja mais relevante em relação ao meio no qual eles estão inseridos em suas igrejas locais.

ZB: Será que podemos contar com o Marcos Almeida, o Rodolfo e o Lucas Souza dividindo o mesmo palco?

GF: Olha, eu vou falar uma coisa pra você: vão acontecer algumas surpresas este ano, que por serem surpresas eu não posso dizer o que é e existem algumas possibilidades e justamente se eu começar a falar o que não vai acontecer você vai deduzir, mas  o pessoal que vai a conferência pode esperar que vão acontecer algumas coisas que não vão estar na programação, mas que vão alegrar demais aqueles que estiverem na conferência.

ZB: Eu tenho uma amiga, que pediu para perguntar à você, o porquê  do Palavrantiga não fazer parte da programação deste ano?

GF: É o seguinte cara, a Conferência Oxigênio não é e nunca será pautada em cima de alguns ícones da música gospel ou de alguns palestrantes. Desde que começamos, não queríamos lincá-la desta forma, como muita gente já tem lincado, pois há muita gente que esperava que o Palavrantiga estivesse de novo, só que quando eles vieram em 2010, eram poucas as pessoas que o conhecia e nós o trouxemos no ano passado para gravarem o DVD deles, mas não queríamos isso, não que seja ruim que o Palavrantiga esteja presente, todavia é para não criar esta coisa de que Oxigênio tem que ter o Palavrantiga, senão, não é o Oxigênio e era justamente como já estava acontecendo.

ZB: Estou entendendo, até porque foge da proposta de vocês!

GF: Exatamente, então algumas pessoas perguntam “Ah! E como não vai ter o Marcio Meira este ano no Oxigênio”, então as pessoas acabam fazendo este link ao Oxigênio, que tem que ter fulano, sicrano e a noção não é esta!

ZB: Acho que o pessoal questiona, por causa da boa relação que o Plano B tem com o pessoal do Palavrantiga, o Marcos vai pregar lá às vezes, enfim…

GF: Exatamente, mas não é que tenhamos algum problema com isso. Tenho certeza que tem bandas que irão este ano, que o povo não conhece e que irão surpreender o pessoal: o Felipe Flakes, a banda Hibernia, o Tanlan, o próprio Lucas Souza que talvez não tenha estourado aqui no nordeste…

ZB: No ano passado, na última vez que nos encontramos, perguntei a você se já tinha alguma sugestão de artista internacional para trazer e sugeri o Leeland e para minha surpresa, vocês vão trazer o Leeland este ano. Eles são um ministério que tem um diferencial, pois atuam contra injustiça social, é algo próprio deles, não é uma jogada de marketing, a banda já nasceu com isso. Então qual o objetivo de mostrar os ministérios que tem este tipo de trabalho, como foi a escolha do Leeland?

GF: Na verdade cara, eu vou ser bem sincero com você: hoje para você trazer uma banda internacional para Brasil é muito complicado e muito difícil e não tínhamos condição alguma, assim como no ano passado. Fazemos uma lista de opções e nela há alguns nomes que são viáveis e outros totalmente complicados e inviáveis. Sonhávamos em trazer o Jars of Clay também pela proposta que eles tinham que era alinhada com a Conferência Oxigênio e o Leeland como você falou, não só gostávamos das músicas deles, mas também da proposta que eles trazem e por fazerem uma música que não é uma música rasa, mas que tem um conteúdo muito legal. Os caras têm uma linha que também é muito parecido com a do Oxigênio e a escolha foi feita pelo fácil acesso e relação que existiu entre os empresários da banda e a Conferência Oxigênio. Normalmente quando procuramos trazer uma banda muito grande é uma complicação e com o Leeland não foi assim, lógico que como toda banda grande têm algumas coisas que precisamos ver, mas são pessoas compromissadas com o evangelho, são pessoas que são crentes, envolvidas na igreja, não cobram cachês absurdos… Eu sei que tem muita gente que diz: “ah! porque não trazem o Hillsong…”

ZB: é pq é popular…

GF: Não é que a gente não goste, a gente gosta pra caramba, tocamos muito a música deles, mas são coisas que são irreais para nossa realidade, porém o Leeland deu certo. O próprio Jars of Clay, que tem alguns amigos em comum com o pessoal do Leeland, falou da Conferência Oxigênio e foram uma das coisas que eles curtiram pra caramba. O Leeland estava a fim de fazer uns shows no Brasil daí o Jars falou pra eles que haviam vindo à Recife e daí começou uma comunicação até fecharmos com o Leeland para estarem este ano aqui com a gente. Além disso a galera do Jars até se colocou a disposição para voltarem em outras edições.

ZB: Bom, a última é para você deixar uma mensagem para o pessoal que vai a conferência ou que ainda poderão ir?

GF: Cara, a última mensagem é que nós estamos muito empolgados com tudo que está acontecendo, muito cansados também com o trabalho que é muito pesado e ao mesmo tempo muito animados com o que Deus vai fazer. A nossa maior motivação para estarmos fazendo esta conferência são os resultado que temos visto em algumas igrejas que visitamos durante este ano no Brasil, dos trabalhos que começaram depois do Oxigênio e das inspirações novas, dos ares novos, de um oxigênio novo e com certeza quem estiver aqui este ano, mais uma vez vai sair inspirado para fazer a diferença, tanto é que todo ano nós usamos um slogan, uma frase de efeito e nesta edição a intenção mais do que nunca vai tentar instigar a juventude a sair de uma zona de conforto, por isso que esse ano estamos usando a seguinte frase levante-se, mova-se e faça, a qual será bastante repetido nesses três dias. Na sexta feira à noite, quando começa, a gente vai dá ênfase ao levante-se, no sábado ao mova-se e no domingo ao faça, visto que a ideia é que todo mundo que estiver lá saia motivado e na verdade, como já diz em cada expressão, tenham um descontentamento santo, uma frustração santa ao perceberem que podem usar aquilo que os incomoda, como combustível de mudança, como algo para agarrar e dizer “a causa do evangelho é uma causa minha e eu tenho que fazer a diferença.”
Na parte de estrutura e de show, desde que a gente propôs fazer a Conferência Oxigênio, a nossa ideia não é fazer uma conferência de crente malfeita, afinal sempre priorizamos e primamos pela excelência no Reino de Deus e quem estiver este ano vai ver muita coisa nova, um palco externo novo, num lugar novo, não vai ser naquele molde, tem um novo espaço onde vai haver os shows do Felipe Flakes, da banda Hibernia, Tanlan e na parte interna a gente nunca teve um som e iluminação como teremos este ano, pois contratamos as grandes empresas do setor daqui de Recife e vai ter muitas surpresas na parte de tecnologia pra quem gosta de projeção.
A nossa nova loja tem todos os produtos Oxigênio e este ano vai ter muitas novidades, fora os estandes de pessoas do Brasil todo que vão estar lá para expor e pra vender; a parte de alimentação deste ano vai ter um restaurante com ar-condicionado, com mesas para almoçar lá dentro, com uma estrutura para poder auxiliar, para poder dar conta do recado, porque no ano passado nós tivemos pessoas de 19 estados e neste ano já temos mais de 20 estados do Brasil inscritos para a conferência, então vem gente dos quatro cantos para estar conosco e a nossa expectativa está muito grande e todos serão bem-vindos para somar conosco…

 __________________________________________________

Conheça a Conferência Oxigênio
Conheça a vida e obra da banda Leeland

Anúncios

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s