A Igreja Evangélica e a Justiça Social

Postado em Atualizado em


Neste vídeo o reverendo Antonio Carlos Costa, presidente da Rio da Paz, ONG que atua na defesa dos direitos humanos, se dirige à igreja evangélica no Brasil a respeito da necessidade de reconhecer a justiça social como parte de sua missão.

Ele trata do discurso de muitos pastores de fora que vem ao Brasil e enfatizam a evangelização como a missão primordial da igreja, que segundo o Rev. Antônio  Carlos o fazem por desconhecerem a realidade na qual muitas cidades brasileiras se encontram, sob a sombra da violência urbana, doméstica, drogas, prostituição, corrupção etc. E ignoram que o evangelho não se preocupa apenas com uma vida pós morte, mas pré também!

A dicotomia entre evangelismo e responsabilidade social tem sido bastante discutida nos meios teológicos e missiológicos. Para alguns a missão primordial da igreja é a evangelização,  esta foi a posição de Stott em 1966 no 1º Congresso Mundial de Evangelização, porém este mudou de opinião ao ser convencido em 1974, no 2º CME:

Agora vejo mais claramente que não apenas as consequências da comissão, mas a comissão em si precisam ser entendidas no sentido de incluir a responsabilidade tanto social quanto evangelística, para que não nos tornemos culpados de distorcer as palavras de Jesus¹

No verbo encarnado,
Zé Bruno

______________________________________________
1 STOTT, John. A Missão Cristã no Mundo Moderno. Viçosa: Editora Ultimato. 2010, p.27

Anúncios

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s