Paulo, Barnabé e João Marcos – refletindo a partir de um confronto

Postado em

Montagem Danilo Fernandes

Para muitos os personagens bíblicos são seres perfeitos, tipo os super-heróis da nossa infância e adolescência, todavia não é esta a imagem que as Escrituras fazem deles, antes os desnudam e revelam quem na verdade eram “humano(s) como nós”.

Ao lermos o livro dos Salmos encontramos as orações de alguns desses homens, cujas orações oscilam entre a confiança e o medo, a paz e a insegurança, o perdão e o ódio.

Paulo, o ícone do Novo Testamento tem sido para muitos o cara perfeito, mas passeando pelo livro de Atos, encontramos o seguinte texto:

Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: “Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo”.
Barnabé queria levar João, também chamado Marcos.
Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho.
Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre,
mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas.

Atos 15:36-41 [NVI]

O texto acima nos mostra que Paulo não foi capaz de conceder uma segunda chance para João Marcos e por isso se desentendeu com Barnabé, aquele que pôs a mão no fogo por ele lá em Jerusalém, quando ninguém acreditava na sua conversão.

Parece que para alguns a sabedoria vem com o tempo, digo isso porque no seu último escrito o apóstolo dos gentios faz esta solicitação ao pastor de Éfeso: “Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.” 2 Timóteo 4:11 [NVI]

Aquele que era inútil passou a ser muito útil, tanto que Paulo reconhece isso e pede para que Marcos venha para estar com ele no final da sua carreira e este João foi o primeiro a escrever um evangelho, o evangelho segundo “São” Marcos.

Alguma coisa aconteceu. Aconteceu na vida de João Marcos. Aconteceu na vida de Paulo. Foi Deus quem fez acontecer, mas a quem Ele usou? Acredito que foi Barnabé, o filho da consolação, o autor de nenhuma carta do Novo Testamento!!!

Naquele que derramou seu tesouro em vasos de barros,

Zé Bruno

Anúncios

5 comentários em “Paulo, Barnabé e João Marcos – refletindo a partir de um confronto

    Renata Araujo disse:
    19 de novembro de 2015 às 4:44 pm

    Excelente seu trabalho ,orando ao Senhor , lendo a Bíblia e com sua visão de forma tão clara e linguagem simples a leitura flui de uma forma q só o Santo Espírito de Deus pode nos revelar .
    Obrigado .

    Johnlennon disse:
    2 de abril de 2016 às 10:45 am

    Mas, Paulo querido, não concordou que Marcos os acompanhasse, porque eles o tinha abandonado, e não porque o me a mo era inútil.

    Tirando essa colocação, sua conclusão foi excelente. A paz do senhor amado.

    Athaias Junior disse:
    12 de abril de 2016 às 2:27 pm

    Paulo era muito humano. Tanto que pede a DEUS para livrar-lhe de um espinho na carne e este espinho poderia muito ser algo como um sentimento arrogante, afinal ele era um homem,que assim como davi que era o segundo o coração de DEUS tam,bpém cometia erros e Paulo tem o direito de errar assim como Marcos sendo que Marcos não teve uma segunda chance até que a necessidade fosse maior que o orgulho de Paulo. Achei o texto maravilhoso.

    Jurive disse:
    2 de fevereiro de 2017 às 2:50 pm

    Boa palabra.Deus abençoe más.Um abrazo desde Barcelona.

    WELLINGTON HARDER disse:
    18 de maio de 2017 às 1:49 am

    Tenho uma visão diferente e estou com Paulo nessa situação, assim como foi é nos dias de hoje, tenho certeza que joão marcos pensou duas vezes antes de abandonar a obra outra vez, Paulo apanhou, sofreu perseguições em suas viagens fez a obra por completo, depois da obra feita ele voltaria pra rever as igrejas, aí aparece joão marcos depois de tudo já feito. num é questão de segunda chance, até mesmo pq, Já estava feito o trabalho. Muitos nos dias de hoje esperam pra ver se vai dar certo, aí depois que o trabalho árduo foi feito, eles vem querendo comer só do melhor.

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s