Por uma Igreja com a cara de Jesus – uma reflexão sobre o caráter de Cristo e os desvio da Igreja.

Postado em Atualizado em

Por-uma-igreja-com-a-cara-de-Jesus-205x300Título: Por uma Igreja com a cara de Jesus
Autor: Leonardo Brito
Editora: Fonte Editorial
Onde comprar? Fonte Editorial – Livraria Ágape
Quando li: junho/2013
Meu Comentário: O professor Leonardo Brito escreveu esta obra, dividindo-a em 5 capítulos, nos quais traça um paralelo entre a pessoa de Jesus e sua igreja hoje.

Com um vocabulário vasto e contundente, Brito faz de sua obra um anuncio profético contra os desvio de uma igreja que caminha alheia ao seu Senhor.

Sua mensagem é contra liderança e membresia cujo estilo de vida em nada reflete a glória de Deus, em nada é luz no mundo, em nada é sal da terra.

Como o próprio subtítulo diz é “uma reflexão sobre o caráter de Cristo” apresentando sua simplicidade (Cap.1), seu amor (Cap.2), sua liberdade (Cap.3), sua integridade/ humildade (cap.4) e sua Palavra (Cap.5), e em contrapartida “os desvios da igreja” quais são exposto na sua ostentação (Cap.1), sua intolerância (Cap.2), seu legalismo (Cap.3), sua imoralidade/ orgulho (Cap.4) e seu entretenimento (Cap.5).

Ler “Por uma igreja com a cara de Jesus” fez-me imaginar o autor como sendo algum membro da minha denominação. Sabedor dos mesmos problemas que sei e vivencio. Como um cuidadoso analista que consegue enxergar cada detalhe da mazela espiritual e eclesiástica que a igreja passa hoje.

Somente fazendo tal reflexão é que podemos clamar por uma renovação espiritual, por um retorno a santidade bíblica e um retorno a cruz.

Sinopse: 
O comportamento mais básico que se espera de um discípulo, sem dúvida, é que ele reflita o caráter e perpetue as atitudes do seu mestre. Se isto não acontecer, haverá, além de um inegável contrassenso, sérias razões para se duvidar da sua autenticidade. Infelizmente, tal caso se aplica à instituição religiosa chamada igreja. Ao invés de se apresentar como profícuo instrumento da graça divina e irradiar as incomparáveis características de Cristo (salgando a terra e iluminando o mundo), a igreja tem vivido em função de si mesma, mais preocupada em sustentar seu patrimônio do que em atender às necessidades humanas, sufocada por uma apavorante burocracia, presa a discursos triunfalistas sem conteúdo, ansiosa por mero crescimento numérico e não por real transformação de pessoas, liderada por gente sedenta de poder e dinheiro, revolvendo-se num legalismo inclemente e transformando-se numa grande indústria de entretenimento. Em suma, há um gigantesco distanciamento entre os ideais e práticas de Cristo e os daqueles que se dizem seus seguidores, que precisa, urgentemente, ser corrigido. Sem encarnar e transmitir os valores do reino de Deus, a Igreja se encontra com a imagem desfigurada. É por isso que, do fundo da alma, clamamos por uma igreja genuína, que tenha a cara de Jesus.

Anúncios

Um comentário em “Por uma Igreja com a cara de Jesus – uma reflexão sobre o caráter de Cristo e os desvio da Igreja.

    Amilcar disse:
    4 de agosto de 2013 às 3:26 pm

    Zé, seu comentário foi excelente. Tive a oportunidade de ler esse livro, e gostei demais. Fui impactado por seu conteúdo. Com certeza, vale a pena prestar atenção ao que o autor escreveu.

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s