Missão Integral dialoga com o Marxismo, Socialismo ou outro ismo? – Ariovaldo Ramos

Postado em

O pastor Ariovaldo Ramos em resposta a uma pergunta feita por um leitor da Revista Ultimato, fala sobre a existente ou não relação entre Marxismo, Socialismo e Missão Integral!

Se você já se perguntou isso não deixe de ouvir as palavras do mestre Ari!

No Cristo,
Zé Bruno

Anúncios

11 comentários em “Missão Integral dialoga com o Marxismo, Socialismo ou outro ismo? – Ariovaldo Ramos

    daniel alves (@alvesdaniel) disse:
    19 de setembro de 2013 às 8:27 am

    Acho óbvio que a Missão Integral tem uma inclinação socialista marxista devido a ideologia política do preletor. É mais digno e verdadeiro se posicionar. Tem algumas falhas no discurso: karl marx não se “inspirou” no Evangelho pra nada (pelo contrário!! É um perigo ele deixar isso subentendido) e sociedades socialistas se firmaram na base anti-democrática (venezuela, bolívia, cuba, china, etc, são exemplos). Ariovaldo Ramos que tanto bate no capitalismo é o primeiro a defender Lula/Dilma e já apoiou Hugo Chavez publicamente, então, sem mentiras pois o Evangelho não deixa !!

      Zé Bruno respondido:
      19 de setembro de 2013 às 12:23 pm

      Caro Daniel Alves, não podemos confundir a TMI com seus adeptos, afinal Ariovaldo Ramos não é a TMI. A questão é saber se é possível uma relação entre a TMI e o socialismo marxista? Ela responde esta pergunta, porque esta é a sua seção da Revista Ultimato.

      Agora, eu não entendo que haja uma relação entre Marxismo, Socialismo e a Teologia da Missão Integral, até porque o Marxismo demoniza o capital, coisa que a TMI não faz. Sem falar que ela, a TMI, não está focada no aspecto econômico ou politico, porque senão não seria integral, mas no “homem todo” e não se preocupa apenas com o proletariado, mas com “todos os homens”.

      Acho que a grande contribuição da TMI é o resgate do conceito de Reino de Deus e seu papel como chave hermenêutica. Agora se o cuidado com o pobre e o marginalizado é confundido com Marxismo ou Socialismo ou outro ismo qualquer, isso é outro problema, afinal na TMI o rico também tem suas necessidades.

      O problema ao meu ver é que há muita confusão acerca da TMI, mesmo sendo ela uma teologia mais próxima da sociologia do que da filosofia, ainda é mal compreendida…Afinal, em termos práticos como funciona esta Missão Integral? É a pergunta que muita gente faz, tanto que uma confusão presente entre aqueles que a estudam é de confundi-la com Responsabilidade Social + Evangelismo.

      O que é a Missão Integral? De acordo com Lausanne é “o evangelho todo, para o homem todo e para todos os homens.”

      Amilton disse:
      1 de outubro de 2013 às 7:07 am

      O Ariovaldo com esse discurso de “não é nada disso” quase me convenceu…só que não, penso da mesma forma, Daniel.

      Oseias disse:
      17 de abril de 2014 às 4:18 pm

      Veja o que o Lula diz sobre essas igreja socialistas

    Altemar Oliveira disse:
    15 de janeiro de 2014 às 11:13 pm

    Trecho extraído “Missão Integral – A igreja como agente do Reino de Deus”
    “A igreja precisa acordar para a realidade. Não podemos pensar que viver o evangelho é somente ter a doutrina certa, cantar boas e animadas músicas nos cultos, com os olhos fechados e mãos levantadas e ter algum envolvimento com os trabalhos das igrejas, se, como cristãos, cremos que Jesus é o Filho de Deus encarnado, precisamos viver nossa humanidade no exemplo de Cristo, sua compaixão, misericórdia, bondade e amor.”

    https://clubedeautores.com.br/book/158159–Missao_Integral#.Utc_GNKwJcQ

    Daniel disse:
    21 de janeiro de 2014 às 2:01 pm

    Ajuda aos pobres? Um país que Ariovaldo crítica aqui (http://www.comtudo.com.br/materia.php?id=39), os terríveis Estados Unidos, é o que mais faz caridade no mundo, que mais adota crianças e é um povo que faz imenso trabalho voluntário (e em tudo isso a maioria não são cristãos adeptos de uma teologia liberal ou ideologia social, mas conservadores, Ann Coulter tem um livro sobre isso).

    Seguindo a matéria do link ele fala dos médicos cubanos que foram trabalhar na Venezuela, médicos que não podiam sair do país e foram ganhar um valor maior para sustentar a família, muitos fugiram naquela época mesmo com suas famílias “reféns” em Cuba.

    Seguindo o último link, ele diz “Para mim nosso papel é corrigir isso. Passa pela questão econômica, logo de cara. Passa pelo ataque à pobreza”, Cristo diz: “Os pobres sempre tereis convosco”, mas Ariovaldo quer ser mais santo que Cristo, ele tem que eleger os ditadores cruéis que, ele garante, vão erradicar a pobreza.

    O compartilhamento que a Igreja primitiva fazia era baseado na propriedade de cada um, cada um voluntariamente vendia suas propriedades e dava aquele valor. Ariovaldo apoia que criminosos tomem a propriedade alheia (http://www.epj.org.br/principal/artigos-e-textos/diversos/6-diversos/3-25-anos-de-mst).

    Ariovaldo fala: “Acho difícil um cristão que vota em um camarada declaradamente tido como corrupto quando as Escrituras dizem que a justiça tem de correr como um rio perene, que é abominação para Deus quando os príncipes subvertem o direito.” (primeiro link) e seguiu apoiando o PT do Mensalão, que foi um esquema de tomada do país por um partido, que comprava consciências para aprovar as leis que lhes interessavam.

    Chavez criou uma ditadura, com aumentos drásticos da criminalidade, que não tem mais produtos para o povo comprar, com o apoio desses líderes que diziam que ele queria o bem, afinal esse era o discurso e eles não duvidam das intenções de um socialista, Ariovaldo diz que ele, Chavez, deixou o mundo melhor (http://ariovaldoramosblog.blogspot.de/2013/03/lamento.html), só se for para a própria família, porque a Venezuela caminha para ser uma Cuba, que de uma das nações mais prósperas financeira e intelectualmente do continente se tornou uma nulidade.

    Não é difícil descobrir qual a orientação política dos fundadores do maior país a gerar riqueza que atingiu os mais pobres, ou qual a orientação política de homens que lutaram contra a escravidão como Wilberforce e Lincoln. Não, eles não eram socialistas, sociais-democratas, nem nada parecido, seus opositores eram. As cidades americanas administradas pelos príncipios social-democratas de redistribuição de renda estão falindo, como Detroit, o estado da Califórnia com seus altos impostos tem cidades falindo constantemente e déficit altíssimo, O Texas, há muito administrado pelos princípios conservadores, da prudência, do respeito à propriedade, tem um imposto menor, uma população mais próspera e um bom superávit. Se preocupar com os pobres e defender uma ideologia que matou 6 milhões de fome só na Ucrânia é bastante ilógico, criar fortunas para Fidel e seus parentes está salvando quantos pobres? Se o apoio a esses sujeitos não pode ser pelo que de fato fizeram, deve ser por ideologia.

    O Evangelho envolve integralmente a minha vida, por isso sou conservador e totalmente contra a ideologia socialista da “Missão Integral”.

    Abs

      Fernando disse:
      12 de maio de 2014 às 7:36 pm

      To com o Daniel.
      Esse papo do Arivaldo, TMI e TL tbm
      Não engana ninguém, bom na verdade tem enganado muitos também num pais totalmente influenciado pelas esquerdas e marxismo cultural fica fácil essas teologias prosperar.

    Ricardo disse:
    28 de março de 2014 às 6:58 pm

    Uma coisa é fazer missões, ajudar o próximo, ter fome e sede de justiça! Outra é enfiar o trabalho missionário junto a governantes e mais, corruptos! A igreja e a obra missionária jamais andara com a politica e jamais o líder cristãos poderá fazer alianças com governantes pois partimos do principio que a igreja não tolera a corrupção mas os governantes vivem nela.
    Sou missionário com os indígenas, sou enfermeiro e uso a profissão diretamente com eles. Tenho experiencias nesse sentido, mas fui totalmente contra quando o Ari foi participar do foru comunista de são paulo, e por último me assinou um memorando discriminando a legalização da maconha.
    Sabemos que jamais vamos acabar com os pobres na face da terra (jesus quem disse) mas podemos amenizar a dor “com algumas ou alguma ação” Esse é o papel missionário pois é bíblico agora não tomar partido de ideologias politicas se não nós corromperemos com ela.

    Pedro Henrique disse:
    17 de março de 2015 às 8:31 pm

    É muito triste ver como este pensamento tem se expandido nas igrejas evangélicas brasileiras. Tenho passado a estudar este fenômeno há algum tempo e cada vez que me aprofundo nele, mais me decepciono.

    Era simpatizante desse pensamento até ler algumas publicações na página do facebook do Pr Ariovaldo Ramos durante a companha política do ano passado. O Pr Ariovaldo fazia citações de textos bíblicos e os usavam para estimular os leitores a votarem no PT. Achei aquilo um absurdo e iniciei um pesquisa mais aprofundada para saber o motivo da iniciativa do Pastor.

    Para as ações do Pr Ariovaldo e a teologia da MI “fazerem sentido” é necessário citar o pensamento de uma pessoa que deixou de ser referenciado no vídeo. Trata-se de Antonio Gramsci e o pensamento é o método de revolução social promovido de “dentro pra fora” por meio dos “intelectuais orgânicos”. Inclusive este método é citado em alguns livros evangélicos de MI e livros de teologia da Libertação.

    Pois bem, o que tenho visto com o que já pesquisei é que o pensamento ideológico da missão integral entrou no Brasil por meio no Movimento Evangélico Progressista, entidade criada pelo Dom Robinson Cavalcante com a finalidade (não explicita) de incentivar pessoas a se tornarem intelectuais orgânicos com atuação nas igrejas evangélicas para promoção de uma revolução socialista no Brasil. Mesma coisa que vem ocorrendo na igreja católica com a teologia da libertação. (Inclusive o Pr Ariovaldo já afirmou que são pensamentos “irmãos”).

    O Dom Robinson Cavalcante era Bispo da Igreja anglicana e assessor do Sen Humberto Costa do PT (na época Dep Federal). Com o assassinato do Dom Robinson pelo seu filho, coube ao Ariovaldo liderar esse pensamento no Brasil, que tem feito com bastante dedicação.

    Os lideres desta ideologia tentam se distanciar do pensamento revolucionário de esquerda mas sempre acabam se entregando.

    1 – O bispo Dom Robinson já afirmou que a melhor coisa que aconteceu no Brasil foi o PT assumir o PT.

    2 – Pr Ariovaldo já escreveu no twiter que o Fidel Castro merece um premio nobel da Paz.

    3 – Pr Ariovaldo já escreveu que o Hugo Chaves foi um exemplo de vida cristã.

    4 – Pr Ariovaldo utilizou textos bíblicos para pedir voto para o PT

    5 – Pr Ed Rene escreveu um texto no facebook incentivando as pessoas a votarem em branco (o que favoreceu o PT)

    Enfim, o compromisso desse pessoal é com um revolução socialista e com a “libertação das classes”. Eles estão preocupados é com o “pecado sistêmico” e entram no erro básico que todos os socialistas cometem: Tratar as pessoas pelo coletivo.

    Para um socialista o que ocorre é a libertação coletiva e não a independência intelectual de cada individuo mediante a graça de Deus. Para eles a teologia tem que gerar um “engajamento social revolucionário”. Para eles, o que Deus planejou para nós até a sua vinda, é vivermos num paraíso socialista aos moldes da idealizada por Max.

    Falam tanto de reino de Deus, mas admiram os regimes de Cuba e Venezuela, totalmente antagônicos a toda forma de justiça e ética cristã!

    O papo deles é muito bonito, Ariovaldo, Ed Rene Kivitz e Ricardo Gondim por exemplo são extremamente talentosos no uso da palavra mas, infelizmente, seus maiores frutos são:

    1 – Ter realizado a aproximação do PT com as igrejas evangélicas e, com isso, ter boa parcela de participação na vitória do Lula.

    2 – Promover eventos, associações e revistas para promover este pensamento. Ultimato, ABU, congressos e etc….

    Que Deus abençoe cada um de nós, que abra os nossos olhos e nos liberte de todo pensamento deturpado.

    Que o nosso engajamento seja o compromisso de anunciar o autentico e original evangelho de Jesus a todos.

    Marcos Leal disse:
    18 de julho de 2016 às 4:16 pm

    Não consegui assistir ao vídeo.

      Zé Bruno respondido:
      20 de julho de 2016 às 10:42 am

      Teve ter sido tirando pelo autor!

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s