Acerca dos Dons Espirituais, eu vos escrevo:

Postado em

Tanto pentecostais quanto continuistas creem na atualidades do dons espirituais. Dentre os apresentados na lista da primeira carta de Paulo aos coríntios, os dons de profecia, interpretação de línguas, palavra de conhecimento e a de sabedoria trazem consigo uma mensagem, uma revelação.

Em nenhum momento a crença na contemporaneidade dos dons admite, que as “revelações” que surgem deles tenham a mesma autoridade que as Escrituras Sagradas, pois estas são inerrantes e aquelas sempre estarão ‘sub judice’ a dois critérios: o da coerência bíblica e o do tempo.

Em hipótese alguma alguma os dons espirituais devem ocupar um lugar especial nas reuniões do povo de Deus ou aqueles por onde os dons de manifestam devem serem vistos como uma classe especial de cristãos ou se verem assim, porque não o são!

Os dons espirituais não são autônomos ao texto sagrado, antes devem estar submissos as orientações bíblicas para as suas manifestações, digo isso porque ninguém que seja usado com algum desses dons fica em êxtase, se assim for, tais manifestações não são bíblicas, pois a teologia paulina diz: “o espírito do profeta está sujeito ao profeta” e só lembrando o espírito do profeta não é o Espírito Santo, mas seu próprio espírito!

Por fim, o fim dos dons é sempre a edificação do outro e no caso do de profecia também pode ser a exortação e a consolação. Nada mais que isso e apesar de cremos na revelação bíblica acerca do dons espirituais, não devemos ignorar o papel das Escrituras nas nossas vidas e nos nossos ajuntamentos.

Naquele que nos forma pela Sua Palavra,
Zé Bruno

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post