Como compreender as Escrituras?

Postado em Atualizado em

por John Stott

“…para recebermos a compreensão que vem do Senhor, temos de considerar o que o apóstolo está dizendo. Alguns cristãos nunca se aprofundam num estudo bíblico sério. A razão disso talvez seja puramente “carnal”, isto é, são muito preguiçosos. Mas por outro lado o motivo pode ser “espiritual” (ou, mais apropriadamente, “pseudo-espiritual”), quer dizer, eles creem que a compreensão lhe virá do Espírito Santo e não de sua própria meditação (o que é uma antítese totalmente falsa). Assim, o máximo que fazem é passar os olhos sobre alguns versículos bíblicos ao acaso, esperando (e até orando) que o Espírito Santo lhes mostre todo sentido. Eles não estão obedecendo à ordem do apóstolo “pondera o que acabo de dizer”.

“Outros são bons estudiosos da Bíblia. São “laboriosos agricultores”, por assim dizer. Usam suas mentes e esquadriam o texto da Escritura; comparam versões, consultam concordâncias e leem comentários com a maior atenção, mas se esquecem de que é somente o Senhor que concede a compreensão, e que ele a concede como uma dádiva.

“Assim, não devemos desunir o que Deus uniu, pois para a compreensão das Escrituras é essencial uma combinação equilibrada de meditação e de oração. A nós compete “ponderar”; e o Senhor providenciará para nós a compreensão.”

_________________________________________________________________
stottO Texto acima foi extraído do seu comentário bíblico: A Mensagem de 2 Timóteo, ABU, p.51-52 — precisamente da explicação de 2 Tm 2.7

Anúncios

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s