Quem são os Santos?

Postado em Atualizado em

Quando o Evangelho chega a nós, ele não nos dá uma lente de aumento para melhor vermos os pecados e falhas dos outros. Pelo contrário ele traz à tona os nossos próprios pecados, fazendo-os subir a superficie das nossas consciências entorpecidas, de modo que não podemos ignorá-los.

Vejo isso, por exemplo, quando olho para Isaías que tendo um vislumbre da santidade e magnitude de Deus, teme por sua própria vida: “Aí de mim que vou perecendo porque sou um homem de lábios impuros…” .Ou quando observo Pedro, o pescador, metendo a cara entre os peixes da primeira pesca maravilhosa e clamando a Jesus: “Afasta-te de mim, porque sou pecador.”

Não estou fazendo apologia a vida sob a tutela da culpa e do medo. Pois Isaías teve seus lábios purificados e foi chamado para ser profeta e Pedro, passou a ser um ex-pescador, pois o Senhor chamou-o para ser pescador de homens.

Esses dois casos me dizem que quanto mais Deus está próximo do homem, mais o homem consegue ver sua depravação e miséria espiritual. Além disso, Deus está mais interessados em redimir e fazer-nos Seus cooperadores do que nos destruir.

Quem são esses homens e mulheres que diante do desespero de seus pecados foram redimidos por Deus, ao se arrependerem e crerem, e hoje O servem? Eles são os santos. Pessoas que como disse Pondé[1]:

“…[não ]pode dizer-se santo. Nunca. Isso na verdade vem desde Aristóteles: ninguém pode enunciar a própria virtude. A virtude de um homem é anunciada pelos outros homens. …o santo é sempre alguém que, o tempo todo, reconhece o mal em si mesmo.”[2]

Naquele que podendo nos destruir, nos redime,
Zeh

______________________________________________

[1] Luiz Felipe Pondé é um filósofo, escritor, ensaísta brasileiro e professor da PUC-SP e da FAAP, colunista do jornal Folha de S. Paulo, pesquisador da Fapesp, professor convidado da Universidade de Marburg, da Universidade de Sevilla e do Kings College de Londres.

[2] PONDÉ, Luiz Felipe. Santos entre taças de vinho. 13/07/2011. Revista Veja. Entrevista concedida a Jerônimo Teixeira. Disponível em:< http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/santos-entre-tacas-de-vinho/ >

 

 

Anúncios

Um comentário em “Quem são os Santos?

    silvia disse:
    4 de fevereiro de 2016 às 3:30 pm

    sempre leio, porque as leituras aqui me levam a processo reflexivos!

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s