Encontros Sagrados – encontrando Deus onde (não) se espera

Postado em

'The_Good_Samaritan'_by_David_Teniers_the_younger_after_Francesco_Bassano
O Bom Samaritano (1950-1956) de David Teniers, o jovem

Penso que tive um encontro sagrado quando uma vez em Sampa, aproveitei uma noite e fui visitar uma Livraria Cultura a fim de comprar duas obras, uma do Pondé e outro do C.S. Lewis.

A sacralidade deste encontro foi na verdade um encontro com um vendedor da Cultura que não apenas nos (um amigo e eu) atendeu muito bem como ao compartilhar suas impressões sobre os autores acima e o produtor Terrence Malick encheu meu coração de graça e emoção!

A forma como falava e o que falava destilavam tanto sensibilidade quanto conhecimento sobre os temas abordados nas obras de Lewis, precisamente “Os Quatro Amores” e dos últimos filmes do Malick: A Árvore da Vida e Amor Pleno.

Lembrando deste encontro posso dizer como Jacó “Deus estava ali e eu não sabia.” É interessante como passamos pela vida, por lugares e por pessoas e não nos damos conta que Deus está ali, que estamos vivenciando um encontro sagrado, onde a graça e a alegria estão sendo derramadas.

Nos habituamos a esperar por experiências assim em lugares específicos como um templo ou uma igreja ou reunião religiosa. Só que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, Deus não está preso ou restrito a religião, Deus na verdade mudou de endereço, rompeu com os limites, ultrapassou as fronteiras e pode ser encontrado nos lugares mais inesperados como a beira de um poço!

Esses encontros que nos fazem bem, nem sempre precisa ser com pessoas que conhecemos a muito tempo, pelo contrário um bom papo com um desconhecido, uma prosa com um idoso, a atenção dada ao vendedor da livraria ou a ajuda recebida do estrangeiro no caminho, são exemplos de encontros onde a sacralidade pode estar presente!

O que torna esses encontros sagrados? Deus fluindo através destas pessoas no que dizem ou fazem. Deus se relevando no ordinário da vida quando prestamos atenção ao que nos cerca. Deus presente mesmo quando não O percebemos!

Preste atenção na vida, pois você pode estar vivendo um encontro sagrado!

Naquele que sacraliza a vida e as relações,
Zé Bruno

Anúncios

Um comentário em “Encontros Sagrados – encontrando Deus onde (não) se espera

    Oslair Galvão disse:
    12 de março de 2016 às 12:35 am

    “Deus está na surpresa e no inesperado. Quando menos imaginamos, sua presença se irrompe nos lugares cotidianos mais inusitados.” Pe . Fábio de Melo

Gostaria muito de conhecer sua opinião sobre este post/ I'd like to know your opinion about this post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s